O Verão traz à tona visões de belos dias na praia, passeios no parque, ou momentos divertidos junto à piscina. Infelizmente, a sua pele tende muitas vezes a sentir o pior enquanto se diverte. Assim, deixamos-lhe algumas dicas para cuidar da sua pele nesta estação do ano!

1. Mantenha-se hidratado
Todos sabemos que é importante contrariar o calor e mantermo-nos hidratados durante os meses de verão. Isto não só o mantém fresco e evita a desidratação, como também mantém a sua pele saudável. As células da pele, como a maioria das outras células do seu corpo, são feitas predominantemente de água (cerca de 70%) e não ter água suficiente pode afetar o seu funcionamento. A pele que não está a receber água suficiente tornar-se-á seca, escamosa, e apertada. Deixará de ser flexível e pode enrugar-se e gretar facilmente.

2. Evitar o sol durante certas horas e usar vestuário de proteção

A melhor coisa que pode fazer pela sua pele é protegê-la dos raios nocivos do sol. A exposição solar pode levar a rugas, manchas castanhas, queimaduras solares, e até mesmo cancro da pele. Aqui estão algumas indicações sobre o que pode fazer para proteger a sua pele do sol.

  • Afaste-se do sol quando este estiver no seu auge – entre as 10 da manhã e as 2 da tarde.
  • Use roupas que minimizem a exposição ao sol. Calças ou saias compridas e mangas compridas podem ajudar. Lembre-se de que roupas de malha apertada e de cor escura são melhores para manter o sol afastado do que roupas de cor clara e de tecido solto.
  • Um chapéu de aba larga pode dar sombra ao seu rosto e orelhas, enquanto os óculos de sol podem proteger os seus olhos, bem como a pele sensível á sua volta.

3. Use um protetor solar
Aplique sempre um protetor solar de largo espectro antes de sair. Os protetores solares espalham, refletem, ou absorvem a luz solar e assim protegem a sua pele. O fator de proteção solar (FPS) de um protetor solar é indicativo da sua eficácia. Quanto maior for o FPS, melhor funciona – basta procurar algo na gama de FPS 15-30 para uma proteção solar adequada. Além disso, adquira protetores solares com óxido de zinco e dióxido de titânio, pois estes oferecem uma barreira física à luz solar e são melhores para a sua pele do que os protetores solares à base de aditivos químicos. São também mais estáveis à luz solar e podem proteger tanto da radiação UVA como UVB.

E lembre-se, precisa de voltar a aplicar protetor solar depois de suar profusamente, nadar, ou secar a sua pele com uma toalha. Também é necessário reaplicá-lo de duas em duas horas, uma vez que o protetor solar tende a desgastar-se.

4. Use menos maquilhagem
Calor, suor, e maquilhagem pesada não combinam bem. Portanto, evite produtos cremosos e pesados para a pele durante o verão. A sua pele tende a ficar mais oleosa durante o verão. Assim, mesmo se tiver pele seca, poderá descobrir que durante este tempo um hidratante mais leve funciona melhor para si do que o habitual hidratante mais gordo.

5. Queimadura solar
Por vezes, apesar das suas melhores intenções, pode apanhar mais sol do que é aconselhável – por exemplo, se adormecer ao ar livre e apanhar uma queimadura solar. No caso de ter uma queimadura solar dolorosa, eis algumas dicas que podem ajudar:

  • Lembre-se de evitar a luz solar até a sua pele sarar. Isso significa cobrir-se para que não apanhe sequer a luz que entra pelas janelas.
  • Um duche ou banho frio pode ajudar a arrefecer a sua pele. Também pode tentar passar uma esponja na sua pele com um pano embebido em água fria.
  • O aloé vera tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir o avermelhamento devido à exposição solar. Contém também antraquinonas e polissacáridos que podem ajudar a sua pele a sarar. Pode abrir uma folha de aloé vera e aplicar o gel no interior sobre a pele queimada pelo sol, ou usar uma pomada de aloé vera para a suavizar.

 

Responder