Aqui pode encontrar respostas a perguntas frequentes sobre médicos de família em centros de saúde e saúde em geral.

Como posso escolher e inscrever-me para ter médico de família?

Antes de mais, deve dirigir-se ao centro de saúde mais próximo do local onde vive e inscrever-se como utente. Aí e depois da inscrição, pode escolher o seu médico de família de entre os que trabalham nesse centro. Se o médico que escolher não tiver vagas, será aconselhado pelo centro a escolher um médico cujas vagas não esteja todas preenchidas.

Posso mudar de médico de família? Como?

É possível mudar de médico de família. Para tal, deve apresentar o seu pedido de mudança por escrito ao Diretor do Centro de Saúde (que irá decidir se acede ou não), com a justificação do pedido. O médico de família pode também remover uma inscrição de qualquer utente da sua lista, pelo mesmo processo (pedido escrito devidamente justificado), sendo que a decisão caberá sempre ao Diretor do Centro de Saúde em questão.

Toda a minha família deve estar inscrita no mesmo médico de família?

É possível que a mesma família tenha utentes inscritos diferentes médicos de família, mas não é aconselhável. Com a família toda inscrita no mesmo médico, há uma melhor compreensão dos problemas que afetam toda a família e será assim mais eficaz o acompanhamento de saúde e e relação médico-doente.

Há prazo de validade para receitas, credenciais ou pedidos de análises, radiografias ou outros meios auxiliares de diagnóstico?

Sim. O prazo de uma receita, de uma credencial ou de um pedido de exame complementar (análises, radiografias etc.) é de 10 dias úteis após a sua emissão.