As vacinas são muitas vezes tidas como o bicho papão pelas crianças devido ao medo que provocam, mas a verdade é que há mesmo vacinação obrigatória para crianças e outra aconselhável. É natural que surjam dúvidas sobre que tipo de vacinação é realmente indespensável em crianças, por isso fizemos uma lista das vacinas essenciais presentes no Programa Nacional de Vacinação.
Mas afinal, o que é o Programa Nacional de Vacinação?
A vacinação é considerado o meio mais eficaz na prevenção de certas doenças, sendo que existem algumas essenciais.
O Programa Nacional de Vacinação (PNV), à responsabilidade do Ministério da Saúde, é um programa nacional e gratuito que reúne todas as vacinas consideradas elementares para a proteção da saúde da população portuguesa.
Este programa tem como objetivos a redução de doenças infecciosas, redução do número de pessoas suscetíveis e, no limite, vacinar o maior número de utentes e obter imunidade.
É possível que o PNV seja alterado todos os anos consoante as necessidades , por isso pode atualizar-se das alterações no portal do Serviço Nacional de Saúde.
O programa integra as vacinas mais importantes para várias idades, mas muitas delas devem ser tomadas na infância.
Que vacinas são essenciais para crianças?
Algumas são dadas à nascença, outras mais tarde na infânica. Para que não restem dúvidas, fica uma lista das 10 vacinas mais importantes para crianças:
1. BCG – Esta é uma vacina que previne a tuberculose – doença infectocontagiosa transmitida através de saliva. É administrada à nascença e é constítuida por uma dose. É aconselhada apenas a crianças que pertencem a grupos ou comunidades com risco de doença.
2. VHB – A vacina que protege contra a Hepatite B é administrada em 3 doses: à nascença e aos 2 e 6 meses. Esta é uma doença que afeta o fígado e, no limite, pode originar cirrose ou cancro do fígado.
3. VIP – Esta vacina é administrada em 5 doses: aos 2, 4, 6 e 18 meses. A última dose deve ser tomada entre os 5 a 6 anos. A VIP protege contra a poliomielite, uma doença que afeta o sistema nervoso e pode, ni limite, causar paralisia permanente. Este é um vírus transmitido por água ou alimentos contaminados.
4. DTPa – Esta vacina protege contra a difteria (doença infecciosa que afeta a garganta) , o tétano (que provoca rigidez muscular e pode originar asfixia) e a tosse convulsa (doença que origina convulsões durante os acessos de tosse e vómitos, podendo causar complicações respiratórias e pneumonia). Deve ser tomada em 5 doses: aos 2, 4, 6 e 18 meses e depois entre os 5 e os 6 anos.
5. Td – Esta vacina, embora diferente da DTPa (principalmente por não proteger a tosse convulsa), tem uma ação protetora contra o tétano e a difteria. É administrada aos 10, 25, 45 e 65 anos de idade (depois desta idade de 10 em 10 anos).
6. HIB – Esta vacina deve ser administrada aos 2, 4, 6 e 18 meses, pois protege contra a bactéria hoemophilus influenzae tipo B , causadora de alguns tipos de meningite bacteriana e outras doenças pulmonares.
7. MenC – A MenC deve ser dada pelos 12 meses e protege a criança do meningococo, bactéria que pode provocar meningite.
8. HPV – Esta é uma vacina dirigida a crianças do sexo feminino e protege contra vírus causadores de cancro do colo do útero. Deve ser administrada em 2 doses com 6 meses de diferença, entre os 10 e 13 anos.
9. VASPR – A vacina que previne o aparecimento de sarampo, papeira (parotidite) e rubéola é constítuida por 2 doses: uma aos 15 meses e outra entre os 5 e os 6 anos de idade.
10. PN13 – Esta vacina, que defende a criança contra algumas infeções respiratórias, é administrada aos 2, 4 e 12 meses.
Onde devo vacinar os meus filhos e o que é preciso?
Todas as vacinas do PNV são gratuitas e podem ser administradas no seu centro de saúde ou ainda hospitais e outros serviços de saúde devidamente autorizados.
Para vacinar os seus filhos, basta que se dirija ao centro de saúde da sua área de residência com o boletim de vacinas atualizado. No entanto, se por qualquer motivo não poder ir ao seu centro normal, pode dirigir-se ao centro de saúde mais próximo.
É também no centro que se pode informar de efeitos secundários normais de algumas vacinas e como reagir a eles.
Se quiser saber mais sobre vacinação, pode consultar a nossa página de informação útil, ou colocar as suas dúvidas a outros utentes.
Senhor/Senhora
Bom dia. O meu nome é Susanne Jansheden, sou sueca, mas vivo aqui em Albufeira com o meu marido. Vamos viajar para a Tailândia e precisamos vacinação de hepatite A e B. Podemos fazer isso de vocês ? Como fazemos isso?
Obrigada
Bom dia Susanne,
Agradeço antes de mais o interesse no Centros de Saúde.pt
No entanto, de momento, a plataforma funciona apenas como diretório que reune informações de centros de saúde em Portugal. Para pedidos de informação específicos, terá de entrar em contacto directo com o centro em questão.
Pode procurar o centro mais perto de si aqui: http://centrosdesaude.pt/procurar/. Pode também ver mais sobre vacinação aqui: http://centrosdesaude.pt/vacinacao/
Obrigada,
Raquel Nascimento
Boa tarde
Queria saber qual das vacinas são obrigatórias para as bebes?
Boa tarde
Gostaria de saber quais as vacinas obrigatórias para as crianças até 6 anos de idade.
Não as recomendadas
Boa Tarde,
neste momento para o meu filho de 12 anos levar as vacinas que estão em falta, é só dirigir-me ao centro de Saude ou é preciso marcação?
Engraçado como falam de umas vacinas que são obrigatórias e outras aconselháveis mas não especificam quais são.
Segundo o site éPortugal:
“As vacinas contra a difteria e o tétano são obrigatórias
O cumprimento da toma das vacinas do Programa Nacional de Vacinação, na generalidade, não é obrigatório. Contudo, existem exceções como a vacina contra a difteria e o tétano, que se aplicam nos seguintes casos:
Para fazer a matrícula num estabelecimento de ensino precisa das vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.
Para realizar um exame num estabelecimento de ensino também precisa de ter as vacinas atualizadas contra a difteria e o tétano.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha a toma de todas as vacinas do Programa Nacional de Vacinação, para reduzir o impacto das doenças alvo da vacinação na saúde da pessoa e da população.”
https://eportugal.gov.pt/cidadaos-europeus-viajar-viver-e-fazer-negocios-em-portugal/cuidados-de-saude-em-portugal/saude-preventiva-em-portugal-vacinas-e-programas-de-rastreio
Obrigado. O seu comentário foi mais esclarecedor do que o artigo.
Bom Dia,
Sou da República Dominicana, viemos para Portugal por contrato de trabalho do meu marido, até meu bebê de 1 ano não tem Utente, mas ele precisa tomar vacinas para não ficar exposto quando eu o matricular em alguma creche , por favor ajude para ver se você poderia ir ou marcar uma consulta para me ajudar com as vacinas, por favor.