O Centro de Saúde desempenha um papel vital na prestação de cuidados de saúde em vários países. São a base do sistema de saúde primário e promovem a saúde e o tratamento de doenças mais comuns. Apesar disso, a estrutura em que é dividido um centro de saúde, é pensada de forma a que possa atender da melhor forma as necessidades da população. Vamos então perceber melhor como funciona.
Estrutura básica do Centro de Saúde
O Centro de Saúde é uma instalação ao nível primário que presta auxílio a uma determinada comunidade ou área geográfica em específico. As unidades de saúde são definidas com vista ao fornecimento de cuidados de saúde básicos e com uma vasta oferta de serviços tais como:
Administração – O departamento responsável pela gestão e coordenação dos serviços de saúde no Centro, envolvendo a gestão de recursos, o agendamento de consultas e a supervisão geral das operações.
Receção/Atendimento ao Utente – Área onde os utentes fazem o check-in, marcam consultas e recebem informações gerais sobre os serviços disponíveis.
Gabinetes Médicos – Espaços dedicados para consultas médicas individuais. Cada médico ou equipa médica pode ter o seu próprio gabinete.
Médicos de Família – Os médicos de família são a ligação entre o centro e o paciente, fornecem os cuidados de rotina, cuidam de doenças ditas comuns e tratam de encaminhar os doentes para especialidades sempre que necessário.
Enfermagem – Prestam serviços ao nível da enfermagem como por exemplo, a vacinação e os rastreios e ainda, são responsáveis por campanhas de educação sobre saúde preventiva.
Serviços de Diagnóstico – Área onde são realizados exames básicos, como análises clínicas, exames de imagem simples, eletrocardiogramas, entre outros.
Atendimento Psicológico e Social – Para além de poder consultar os médicos de clínica geral e os enfermeiros, pode também encontrar apoio ao nível da psicoterapia e da assistência social.
Saúde da Mulher/Planeamento Familiar – Área especializada em serviços relacionados à saúde feminina, como exames ginecológicos e orientações sobre planeamento familiar.
Saúde Infantil – Setor dedicado à saúde das crianças, incluindo vacinação, consultas pediátricas e orientações aos pais.
Promoção da Saúde e Prevenção – Espaço para programas de educação em saúde, campanhas de prevenção e atividades que promovam estilos de vida saudáveis;
Urgências ou Atendimento de Emergência – Alguns Centros de Saúde têm uma área designada para atender casos de urgência ou emergência que não requerem a ida a um hospital.
Divisão por Zonas Gráficas
A estrutura destas unidades de saúde segue uma lógica geográfica, sendo designadas de acordo com as zonas específicas de cada país. Cada uma dessas unidades atende a uma área definida, assegurando assim que as comunidades circunvizinhas tenham um acesso simplificado aos cuidados de saúde essenciais. A relevância desse sistema é particularmente evidente em regiões rurais e suburbanas, onde a acessibilidade aos grandes hospitais pode ser desafiadora. Nas áreas menos urbanizadas, estas unidades de saúde desempenham um papel crucial ao garantir que a população local tenha à disposição os serviços médicos necessários, promovendo assim, a equidade no acesso aos cuidados de saúde.
Conclusão
Em síntese, o Centro de Saúde divide-se em áreas funcionais e são distribuídos por várias zonas para garantir que os cuidados de saúde não faltem à população e todos, de forma digna e gratuita possam ter acesso a serviços de qualidade e com alguma abrangência. Consulte aqui qual o Centro de Saúde mais próximo de si, e veja como proceder para marcar a sua consulta.
Fonte: Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), PNS