Por norma o verão é associado a um maior cuidado com a alimentação, seja por estar mais calor, pelos dias maiores ou porque expomos mais o nosso corpo.

No entanto, e apesar do aumento da preocupação, o verão também é caracterizado (especialmente nas férias) por uma maior ausência de rotinas e regras.

Que cuidados devemos adotar nesta fase do ano de forma a privilegiarmos a nossa saúde?

  • Manter um intervalo regular entre refeições, evitando longos períodos de jejum;
  • Optar por refeições mais leves, nutritivas e pouco condimentadas de forma a que a sua digestão seja mais fácil;
  • Evitar os alimentos com elevada densidade energética, teor de gordura saturada, açúcar e sal e com baixos níveis de saciedade.
  • Em vez destes, privilegiar o consumo de carnes magras, peixes, cereais integrais, leite e derivados, fruta e hortícolas;

Nos dias mais quentes, o nosso corpo perde mais água através da transpiração para regular a temperatura corporal. Por isso, e para que não haja complicações a nível renal e cardíaco, é fundamental manter os níveis de hidratação adequados.

Como tal, as águas e infusões aromatizadas, sopas frias, sumos e batidos naturais e até alimentos que tenham maior percentagem de água na sua composição como as frutas e hortícolas, são excelentes apostas que devem ser incluídas no dia-a-dia.

Como preparar os alimentos?

Com o aumento da temperatura ambiente e humidade criam-se as condições ideais para o desenvolvimento de microrganismos. Estes por sua vez estão associados ao aparecimento de doenças como as toxinfeções alimentares. Assim, é preciso atenção à confeção e acondicioamento dos alimentos, especialmente os mais perecíveis como carne, peixe, ovos, marisco, leite e derivados.

  • É fundamental verificar sempre a temperatura de refrigeração, principalmente em frigoríficos de casas de férias. Esta deverá estar regulado entre os 0 e os 5°C. No momento do acondicionamento, ter em consideração a data de validade e quando se pretende utilizar o produto em questão.
  • Após a confeção, não deixar os alimentos a arrefecer à temperatura ambiente mais de 30 a 60 minutos antes de os refrigerar.

Se as refeições vão ser realizadas fora de casa também existem alguns aspetos a ter em consideração. Se a lancheira vai ser a opção escolhida então deverá ser impermeável e os alimentos devem ser acondicionados com recurso a placas de gelo, mantendo a temperatura fria.

Bons alimentos para transportar são as frutas frescas ou desidratadas, os hortícolas prontos a consumir como palitos de cenoura, os frutos secos, as bolachas integrais, as bebidas vegetais ou sumos naturais. Em relação às refeições principais, as saladas temperadas apenas com azeite e vinagre ou limão são as melhores opções.Artigo patrocinado Encontre algo para todos na nossa coleção de meias coloridas, brilhantes e elegantes. Compre individualmente ou em embalagens para dar cor à sua gaveta de meias!

Se a preferência vai ser por restaurantes, escolher aqueles em que se confia mais para o consumo de peixe e marisco. De qualquer forma, as refeições poderão ser sempre mais leves e simples.

O verão é uma excelente altura para se adquirir novos hábitos alimentares e para explorar a variedade de alimentos que Portugal oferece.

Deixamos-lhe uma sugestão de refeição principal para este Verão

Receita de Crumble de frango e tomate seco com arroz branco e brócolos salteados (para 4 pessoas)

Para o crumble de frango:

500g de peito de frango

1 cebola pequena

2 dentes de alho

50g de broa de milho

30g de tomate seco

1 c. sopa de azeite

2 c. chá de sal

Coentros q.b.

Pimenta q.b.

Para o arroz:

200g de arroz vaporizado

1 c. sopa de azeite.

1 c. chá de sal

Para os brócolos:

200g de brócolos

1 c. sopa de azeite

1 c. chá de sal

1 c. chá de alho em pó

Preparação:

Cortar o peito de frango em cubos ou tiras grandes. Temperar com sal e pimenta.

Num tacho, levar a alourar em azeite, a cebola e o alho. Adicionar o frango e saltear até ficar dourado. Dispor num pirex.

Entretanto, num robôt de cozinha, colocar a broa de milho partida em pedaços juntamente com o tomate seco, os coentros e o sal. Triturar até obter uma massa areada.

Colocar por cima do frango e levar ao forno, a 180°C, até ficar dourado.

Durante este tempo, fazer o arroz e os brócolos.

Para o arroz: colocar o azeite o arroz num tacho. Mexer durante 2 minutos. Adicionar o dobro da água ao arroz e temperar com sal.

Cozinha destapado até que a água esteja ao nível do arroz. Desligar o lume e tapar até ao momento de servir.

Para os brócolos: lavar e separar os brócolos em floretes. Cozinhar em água a ferver durante cerca de 5 a 8 minutos. Retirar, escorrer e reservar.

Numa frigideira, aquecer o azeite. Adicionar os brócolos, temperar com sal e pimenta. Saltear sem deixar ficar empapado.

Servir o crumble de frango com o arroz e brócolos.

Neste verão, aposte na sua saúde e bem-estar!

Este artigo foi publicado pela nutricionista Marta Magriço. Se quiser marcar uma consulta com a Dr.ª Marta pode fazê-lo através do email magricomarta@gmail.com. Pode visitar a CliniCa da Criança e do Adolescente onde dá consultas ou segui-la no instagram.

Responder