Os cuidados de saúde prestados à comunidade em geral, provém dos Centros de Saúde, com uma oferta de diferentes especialidades médicas. Todavia, para compreender a ampla oferta por parte dos Centros, deve conhecer as várias redes de referência hospitalar, para que, enquanto utente, possa tirar o máximo proveito desses mesmos serviços.
Estas unidades de cuidados de saúde primários são essenciais para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento de problemas médicos mais comuns, dispersas por todo o país, compõem a primeira linha de defesa na saúde pública, permitindo um acesso simplificado e rápido aos cuidados de saúde e Especialidades Médicas nos Centros de Saúde.
As Especialidades Médicas nos Centros de Saúde
O ponto principal de cada centro é a disponibilidade das várias especialidades médicas, de maneira que possam ser administrados os cuidados específicos para cada necessidade de saúde, assim sendo:
Medicina Geral e Familiar: O grande suporte dos centros de saúde – os médicos de família, são os profissionais que coordenam os cuidados gerais dos utentes, estando encarregues de determinados problemas de saúde, diagnósticos iniciais e encaminhamento para especialistas, quando necessário.
Pediatria: Focada no cuidado com as crianças e os adolescentes, o pediatra tem como principal responsabilidade os exames de rotina, a vacinação, o tratamento e aconselhamento sobre a saúde e as doenças pediátricas.
Ginecologia e Obstetrícia: Responsável pela saúde das mulheres, como por exemplo, exames ginecológicos, planeamento familiar e acompanhamento em caso de gravidez ou tratamento de problemas no sistema reprodutivo.
Dermatologia: Os especialistas encarregues de saúde da pele, do cabelo e das unhas, dedicam-se à realização de exames para detetar possíveis condições malignas.
Cardiologia: Todos os problemas do foro cardiovascular, são responsabilidade dos cardiologistas, desde o diagnóstico ao aconselhamento a respeito da saúde do coração.
Psicologia e Psiquiatria: O apoio psicológico e psiquiátrico pode também ser encontrado nos centros de saúde, para o tratamento de adversidades relacionadas à saúde mental, como a depressão, a ansiedade e os transtornos alimentares.
Oftalmologia: O principal propósito do oftalmologista passa pelo cuidado de problemas relativos à visão, através de exames e prescrição de óculos ou lentes de contacto, caso seja necessário.
Rede de Referência Hospitalar
A coordenação eficaz dos cuidados de saúde, carece de uma boa rede de referência hospitalar, uma vez que são responsáveis pela definição dos hospitais e especialistas para onde os centros de saúde poderão encaminhar os seus utentes para tratamentos mais especializados.
No caso de Portugal, a rede atual é o Serviço Nacional de Saúde, o SNS, responsável por assegurar que o utente tem acesso aos melhores e mais acessíveis cuidados médicos, com a devida dignidade.
Como é que os Utentes podem tirar o máximo proveito dos Serviços nos Centros de Saúde
Enquanto utente do centro de saúde, deverá ter consciência das especialidades médicas que tem ao seu dispor e, de como e quando deve procurar o atendimento médico, sugerimos algumas dicas:
- Identifique o seu médico de família as especialidades que tem ao seu alcance no seu centro de saúde.
- Faça exames de rotina com alguma regularidade.
- Certifique-se de que as suas vacinas estão em dia.
- Procure ajuda de um profissional de saúde sempre que tiver sintomas preocupantes.
- Esteja atento às campanhas de prevenção, como rastreios ou programas de educação e participe.
Conclusão
Os Centros de Saúde são essenciais à população em geral, pois além de garantir os serviços básicos, promovem uma melhor qualidade de vida e um bem-estar para todos, de forma digna e facilmente acessível através de várias Especialidades Médicas.
Fontes: Portal SNS, ACM