Atualmente, as nossas vidas, tão apelidadas de “modernas” são extremamente agitadas. Ora estamos a trabalhar, ora estamos a pensar no trabalho.
Uma verdadeira confusão entre a vida profissional, as responsabilidades familiares e ainda, toda a variedade de distrações tecnológicas que podemos imaginar.
No meio de tudo isto, está claro que, definitivamente que negligenciamos por completo a nossa saúde e o nosso bem-estar físico e mental.
Nos dias que correm, esquecemo-nos o quão essencial é praticar exercício físico com regularidade, já que além de nos proporcionar uma vida mais ativa e saudável, permite-nos fazer uma pausa, tirar um tempo para nós ou para a nossa família e de certo modo relaxar e exercitar o corpo e a mente. Com a chegada do Outono muitas vezes damos desculpas como “não faço exercício porque detesto ir ao ginásio”, entre outras, que de certeza já está a imaginar. Manter-se em forma e ao ar livre é uma opção bem apelativa!
Ora veja o porquê:
1 – Conexão com a Natureza
Contrariamente à monotonia do nosso dia-a-dia, fechados num escritório, sentados e sempre com movimentos repetidos, na Natureza o cenário é completamente diferente! A luz solar, o ar puro e a beleza que se estende diante de nós, permite-nos revitalizar o corpo e a mente, reduzindo consideravelmente os níveis de stress e ansiedade, melhorando inclusive o humor e a disposição.
2 – Variedade de opções de escolha
A melhor sensação que podemos ter é a da liberdade! Liberdade de escolha, para escolher o que realmente gostamos de fazer, motivando-nos a não desistir, concorda?
Com a prática de exercício ao ar livre, não vão faltar possibilidades para os diferentes gostos – desde caminhadas, corridas, andar de bicicleta, meditação, entre outras.
3 – Economia e acessibilidade
Além de olhar pela sua saúde, praticar exercício ao ar livre, implicar olhar pela sua carteira também, uma vez que esta é uma opção economicamente mais viável. Não carece de mensalidade e nem de equipamentos muito caros. E ainda há mais! Pode juntar toda a família, seja qual for a idade ou habilidades, todos se podem envolver em diversas atividades, graças à boa acessibilidade.
4 – Socialização e Comunidade
A socialização e o sentimento de pertença a uma comunidade, são também excelentes estímulos para a sensação de bem-estar mental. Quando optamos pelo exercício ao ar livre, além dos vários benefícios mencionados em cima, é uma nova oportunidade de nos motivar a conhecer novas pessoas, partilhar e vivenciar novas experiências. Optar por correr ou caminhar em grupo, por exemplo, é bastante mais motivador, tornando os nossos objetivos mais passiveis de alcançar.
Conclusão
Em suma, os benefícios são claros, evite uma vida sedentária e dependente de ecrãs! Exercite-se ao ar livre, absorvendo vitamina D, essencial para reforçar o sistema imunológico e a saúde dos ossos. Desafie mais o seu corpo e melhore a saúde respiratória. Opte por convidar quem mais gosta e desfrute dos vários prazeres da natureza e da praia, o seu corpo e a sua mente vão agradecer!
Fontes: Direção-Geral da Saúde – DGS, New England Journal of Medicine, Health Promotion Internacional