É uma resposta do nosso corpo inevitável e já nos aconteceu a todos mais de uma vez na vida. Falamos da tosse, que é sentida sobretudo no inverno e que pode interferir com a nossa qualidade de vida, especialmente no caso de ser persistente. Neste artigo, explicamos-lhe o que é a tosse e quais são os diferentes tipos de tosse que existem.

O que é a tosse?

A tosse é uma resposta fisiológica do corpo como consequência da irritação das vias aéreas, levando a uma expulsão forçada do ar que temos nos polmões, através da contração da cavidade torácica. Assim, o objetivo da tosse é expulsar partículas nocivas, como poeiras, e expulsar muco.

Como se pode classificar a tosse?

A tosse pode ser classificada quanto à duração e quanto à produção de secreções. Assim, no que diz respeito à duração, a tosse pode ser:

  • aguda: quando a tosse surge repentinamente e passa ao fim de dias ou semanas, estando muito associada a estados gripais.
  • crónica: quando a tosse está presente por um período de tempo longo, sem que hajam melhorias. A sua origem pode ser explicada por múltiplos fatores.

No que diz respeito à classificação por produção de secreções, pode-se classificar a tosse em:

  • seca: ou seja, sem produção de excreções, sendo uma tosse irritativa como resposta a alguns estímulos irritantes nas vias aéreas.
  • produtiva: a tosse é acompanhada de secreções, que devem ser vigiadas, já que podem indicar diversos tipos de doenças e infeções.

Tratamento

O tratamento da tosse irá depender da doença que a originou, devendo o seu médico realizar alguns exames e diagnosticar com base na observação e no seu historial clínico. No que toca à prevenção, um estilo de vida saudável, em que se consomem refeições equilibradas e se mantém um nível de atividade física regular são uma grande ajuda, já que mantêm as doenças longe. Deverá também evitar o contacto com alguém que esteja constipado, não fumar, evitar a exposição a alergénios e lavar as mãos frequentemente.

Responder