A saúde é o principal mote para nos sentirmos bem e, sobretudo, sermos ativos e desfrutarmos de cada momento da nossa vida. Contrariamente a esta afirmação, é muito comum que tenhamos tendência para nos descuidar até ao momento em que surge alguma complicação. É neste momento que passamos a valorizar a necessidade de efetuar check-ups de saúde com regularidade. Desta forma, prevenimos problemas graves, detetando-os de forma precoce.
Detectar problemas de saúde de forma precoce
Se ainda não está convencido a cerca da importância de realizar check-ups de saúde regulares, começamos pelo mais fácil dos motivos: a identificação de possíveis problemas de saúde de forma precoce. Existe um vasto leque de doenças, como por exemplo, o cancro e as doenças cardíacas, que são conhecidas como “silenciosas”, ou seja, podem ser assintomáticas nas fases iniciais. Porém, descobri-las ainda numa fase preliminar permite aumentar as chances de um tratamento com sucesso.
As anomalias, geralmente, são detectadas, pelos médicos, com base em testes ao sangue, ultrassonografias, mamografias, colonoscopias, entre outros que são pedidos nos exames de rotina. Consideradas como “salva-vidas”, os exames que nos permitem identificar as doenças na sua fase inicial, além de aumentar as chances de sucesso no tratamento, tal como referido anteriormente, podem também evitar tratamentos dispendiosos e extremamente invasivos.
Acompanhamento de doenças crónicas
Os check-ups de saúde regulares, vão além de detectar problemas, estes também são cruciais para uma monitorização contínua de doentes cujas suas condições médicas se definem como crónicas, é o caso de doentes com diabetes, hipertensão ou até mesmo doenças autoimunes. O controlo do estado de saúde é necessário para um ajuste do tratamento, inclusive das dosagens de medicação, para que os pacientes se mantenham
estáveis e longe de complicações graves. Desta forma, podem desfrutar das suas vidas com a máxima normalidade e tranquilidade possível.
As dúvidas são comuns e frequentes, por isso, é também uma mais-valia para o portador de qualquer uma das doenças mencionadas, ter um acompanhamento que lhe permita esclarecer as suas questões e gerir de forma consciente e eficaz a condição de saúde a longo prazo.
Poupe tempo e dinheiro num futuro livre de complicações
A falta de tempo é a sua justificação para a ausência de check-ups de saúde? Pondere sobre os possíveis custos e quantidade de horas que irá perder caso surja algum problema de saúde grave que careça de tratamentos em grande escala, com custos assoberbados e permanência constante em consultas e hospitais.
Prevenir sai bem mais barato do que remediar. Os check-ups regulares permitem evitar vários tipos de problemas no futuro, cuidar de si no presente irá permitir-lhe viver uma vida tranquila e repleta de energia e boa disposição.
Conclusão
Em suma, cuidar de si, cuidando da sua saúde, é uma prioridade, já que a mesma influência todos aspetos da sua vida. Realizar check-ups regulares ou exames de rotina é essencial para que tenha uma abordagem proativa sobre as suas necessidades. Além de todos os pontos referidos anteriormente, é através deste controlo que promove um estilo de vida mais saudável, através de um aconselhamento médico sobre a alimentação, a prática de exercício físico e ainda, formas de gerir o stress e a ansiedade, fruto da agitação do cotidiano. Preste atenção à sua saúde e melhore a sua qualidade de vida!
Fonte: Ministério da Saúde, Unilabs Portugal, Hospital Lusíadas, Portal SNS