Entre dezembro e fevereiro vive-se a época alta da tosse, dos espirros, febre e dores musculares. Anda meio mundo com o nariz entupido devido às gripes e constipações, mas existem hábitos que podem ajudar a evitar estas doenças e fortalecer o sistema imunitário. Conheça-os!

As gripes e constipações são das patologias mais frequentes nos meses de inverno. Ambas constituem infeções respiratórias, mas têm diferenças entre si. A gripe é uma infeção do sistema respiratório resultante do vírus Influenza que afeta o trato respiratório (nariz, seios nasais, garganta, pulmões e ouvidos). Não é uma doença grave, mas algumas das suas estirpes podem ser agressivas (e em casos muito raros, fatais). Já a constipação é provocada por vírus menos agressivos, que levam a sintomas menos pronunciados e afetam sobretudo a cavidade nasal. Seja como for, se se quer manter longe quer de uma quer de outra, acompanhe-nos e fique a conhecer 7 formas de prevenir gripes e constipações este inverno!

 

1. Lave bem as mãos

Em primeiro lugar, deve lavar frequentemente e de forma adequada as mãos, particularmente se estiver em contacto com pessoas infetadas. Sendo a boca e os olhos as principais portas de entrada para os vírus da gripe e constipação, é importante fazer uma correta higiene das mãos, lavando-as com água e sabão, durante cerca de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após as idas à casa de banho. Se não for possível aceder a água e sabão, use toalhetes.

 

2. Agasalhe-se

É importante manter o seu conforto térmico, ou seja, agasalhar-se de acordo com a temperatura e não esquecer que no inverno, as mudanças bruscas de temperatura, por vezes, acompanhadas de chuva ou neve, podem originar gripes e constipações. Assim, uma das formas de prevenir gripes e constipações passa pelo uso de cachecol, gorro e luvas, se fizer muito frio.

 

3.  Invista numa alimentação saudável

Inclua na sua dieta, frutas (especialmente frutos vermelhos, citrinos, maçãs e kiwis) e legumes (como espinafres, couve, cenoura, cebola e alho) para reforçar as defesas do organismo. Tome chás e infusões, pois são úteis no combate ao frio e eficazes na expulsão de microrganismos nefastos, mas evite o consumo de alimentos ou bebidas ricas em açúcar que afetam o bom funcionamento das células do sistema imunitário.

Além destas formas de prevenir gripes e constipações este inverno, convém fazer exames médicos regularmente. Saiba quais, clicando aqui!

 

4. Faça exercício

Caminhe, nade, ande de bicicleta, inscreva-se num ginásio, mas mexa-se! Uma das formas de prevenir gripes e constipações é praticar exercício físico com regularidade (30 minutos por dia é o suficiente). O exercício aumenta a circulação sanguínea, ajudando os leucócitos a combater de forma mais eficaz as bactérias e os vírus da gripe e constipação. Além disso, o exercício melhora a qualidade do sono e isso leva ao próximo conselho…

 

5. Descanse

Quando o corpo não descansa o suficiente, torna-se mais vulnerável. O sono e o repouso ajudam a manter o sistema imunitário fortalecido e por isso também são uma das formas de prevenir gripes e constipações este inverno.

 

6. Vacine-se

A vacina contra a gripe é umas das principais medidas de prevenção desta doença, especialmente indicada (e gratuita) para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade), grávidas e profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

Para mais informações sobre a vacina contra a gripe, clique aqui!

 

7. Conviva

Sabia que o convívio é uma das melhores formas de reduzir o stress e combater a ansiedade e depressão? E que os afetos e as relações com outras pessoas ajudam a evitar a gripe e constipação? É verdade! Estudos recentes revelam a forte relação que existe entre níveis elevados de stress e um sistema imunitário fragilizado. Por outras palavras, o stress pode afetar as defesas do organismo, deixando-o mais vulneráveis a doenças.

 

Se ficou com dúvidas sobre as formas de prevenir gripes e constipações este inverno, contacte o seu Centro de Saúde, para mais informações. Precisa de ajuda? clique aqui!

Responder